Você já parou para pensar se sabe tudo que seu carro é capaz de fazer? É comum que os comandos de automóveis sejam simples e o mais didáticos possível, evitando tirar a atenção de alguém do trânsito. Mas isso não é tudo: existem algumas funções “escondidas” que podem ser encontradas em alguns carros.
Hoje em dia, muitos veículos saem da fábrica com certos comandos “ocultos”, que costumam estar disponíveis apenas em modelos mais caros, por exemplo. Enquanto algumas destas funcionalidades podem ser mais difíceis de serem destravadas, outras são mais simples e podem ser encontradas por qualquer um.
Para entender mais sobre o assunto, conheça hoje algumas funções “escondidas” que podem ser encontradas em determinados automóveis.
Funções escondidas que você pode ter no seu carro
1. Ressonador de ar
Qualquer motor a combustão de um carro precisa de ar para funcionar. Normalmente, as manutenções mais simples feitas em um veículo envolvem substituir o filtro de ar em si.
Mas para que este ar chegue até o interior do motor, ele percorre um caminho consideravelmente complexo, dependendo do modelo do veículo. Para que fique o mais eficiente possível, muitos engenheiros projetam este trajeto para que o ar chegue na melhor temperatura e quantidade possíveis.
Junto disso, está a preocupação com os ruídos da captação de ar, que podem ser incômodos para muitos. O ressonador de ar ajuda neste momento. Para saber se um carro tem ou não esta ferramenta, só é preciso observar o espaço entre a captação de ar e o filtro. Caso haja uma caixa oca, ele estará ali.
2. Chave que abre os vidros
A maioria dos carros nacionais possui chaves que incluem a ferramenta de subir os vidros assim que o veículo é trancado. Nos modelos da Chevrolet, porém, você também pode abaixar os vidros com elas.
Para desbloquear esta função, basta apertar e segurar o botão de destravar o carro. Este procedimento ajuda a ventilar o veículo em dias mais quentes. Em certos modelos, porém, pode ser preciso ativar esta função na central multimídia.
3. Porta-cabide
Esta ferramenta pode não ser das mais secretas, mas muitos motoristas a desconhecem. Para viagens em que seja necessário levar roupas que não podem ser amassadas, basta utilizar as alças de teto para pendurar cabides.
Contudo, para isso, existe um lugar certo: as pequenas linguetas adicionadas em algumas alças mantêm o cabide estável, evitando que ele acompanhe as acelerações ou frenagens do carro.
4. Secador de freios
Carros que andam em altas velocidades exigem freios potentes, que possam atuar em qualquer emergência. Na chuva, o cuidado é redobrado: o sistema de frenagem deve ser ainda mais confiável. Neste caso, a BMW utiliza em certos carros uma função secreta, que mantém os discos de freio secos.
Assim, quando um carro estiver com o limpador de para-brisa ativado e em alta velocidade, as pinças de freio secam a película de água acumulada nos discos. Isso faz com que a resposta da função fique mais rápida.
5. Divisão de som
Este recurso do sistema de som dos carros já é antigo e boa parte dos aparelhos de som automotivo já o possuem. Apesar disso, poucas pessoas o utilizam: o controle que pode direcionar o som para frente ou para trás da cabine do veículo.
Em certos aparelhos, ele pode aparecer como “fader” ou “fade”. Por meio dele, é possível escolher a direção do som, direcionando-o para os alto-falantes dianteiros ou traseiros.
6. Prendedor de cintos de segurança
Apesar de ser uma ferramenta simples, muitas pessoas ainda conseguem apanhar do cinto segurança, que pode inclusive atrapalhar caso não seja colocado devidamente em locais previstos pelo fabricante. Nos carros atuais, por exemplo, com cintos de três pontos, é preciso prestar atenção.
O cinto central, por exemplo, não existe para ser retraído. No manual do proprietário, é possível observar o mesmo. Nos laterais, existem nichos e fivelas que o ajudam a serem fixados, liberando espaço para deitar o encosto do banco.
Para evitar que os cintos sejam fisgados pelas travas, danificando o material, é importante fixá-los nas laterais sempre que o encosto for movido. Assim, é possível aumentar a durabilidade do apetrecho.